sábado, 10 de maio de 2014

Santo Papa João XXIII

No Concílio Vaticano II

Tendo pertencido à Ordem Franciscana Secular, o Padre Giuseppe Roncalli nasceu em 1881, numa aldeia italiana. Distinguiu-se com diplomata em vários países tendo sido Núncio Apostólico em Paris. No seu curto pontificado de cinco anos (de 1958 à sua morte, no ano de 1963) escreveu oito encíclicas, sendo as principais a Mater et Magistra e a Pacem in Terris.
Com o Presidente Schumann em Paris


Devido à sua bondade, simpatia, sorriso, jovialidade e simplicidade, João XXIII era aclamado e elogiado mundialmente como o "Papa bom" ou o "Papa da bondade". Mesmo assim, vários grupos minoritários de católicos tradicionalistas acusavam-no de ser da Maçonaria, radical esquerdista e herege modernista por ter convocado o Concílio Vaticano II e promovido a liberdade religiosa e o ecumenismo. 


Ele foi declarado Beato pelo Papa João Paulo II no dia 3 de Setembro de 2000. É considerado o patrono dos delegados pontifícios e a sua festa litúrgica é celebrada no dia 11 de Outubro.

Foi canonizado em 27 de Abril de 2014, domingo da Divina Misericórdia, juntamente com o também Papa João Paulo II. A missa de canonização foi presidida pelo Papa Francisco e concelebrada pelo Papa Emérito Bento XVI.

Fonte: Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário