domingo, 29 de junho de 2014

S. João Baptista, o Precursor

S. João Baptista
 Pintura (1509-1516) de Leonardo da Vinci


(avoco, para a escrita, o Arcano e Arcaico do Sumo Sacerdote)

«ex toto corde», ao Mago Merlin, de Tomar

I

Foste à meta, com ardor,
E Cantor, eu compreendo.
És Profeta, com alor,
Meu Amor, eu me arrependo.

És o vau, da Vida o Pão,
És amável e Amigo,
E nas águas do Jordão,
Meu Amor, eu estou contigo.

Vê o Espírito e experto
Frutecendo aqui as fráguas,
Vê o Sopro, o Paracleto,
O deleite, e o dilecto,
Já voando sobre as águas.

II

E se as víboras são vedras,
Já dizia S. João:
«Deus suscita, destas pedras,
Os filhos de Abraão.

Eu baptizo-vos no rio,
No Jordão. Mas logo, logo,
No meu Verbo, e amavio,
Vem o Espírito, e o Fogo.»

Que o Filho excelso do Homem
Mora em Hermes Trismegisto;
Em Tomar, aqui me tomem,
Que o desvairo, o demo domem,
- E assim se faz o Cristo.


MISERANDO ATQUE ELIGENDO

Queluz, 28 / 06/ 2014

                              Paulo Jorge Brito e Abreu

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário