quinta-feira, 12 de outubro de 2023

HOMENAGEM e MEMÓRIA



Aos jovens presentes no Festival Música para a Paz, a realizar-se próximo da fronteira de Israel com a Faixa de Gaza, vítimas do terrível ataque do Grupo islâmico palestiniano Hamas, que pretende destruir o Estado de Israel. Algumas centenas foram feitos reféns, tratados barbaramente, outros foram mortos na própria tentativa de fuga.
T.F.P. (in Facebook, 9/10/2023)


Um poema de Else Lasker-Schüler, «BALADAS HEBRAICAS», Assírio & Alvim, Lisboa, 2002, p.87:

DEUS

Não me defendes das boas e das más estrelas;
Todos os seus caprichos se abatem sobre mim,
Há uma ruga que dói na minha testa,
A funda coroa com a luz sombria.

E o meu mundo é só silêncio -
Não impediste o meu capricho.
Deus, onde estás?

Queria ouvir de perto o teu coração,
Trocar contigo, ter o longe à mão,
No dia em que no teu reino de luz
Sagrada, em ouro transfiguradas,
Todas as boas e más fontes correrão.

*

Acerca da Guerra do Hamas, grupo armado terrorista que governa a Faixa de Gaza, declarada a Israel no passado dia 8 de Outubro, sábado:

Que a paz se torne a grande conquista neste mundo humano em que vivemos na precariedade, no inesperado, no impossível, no sofrimento, no horror insuspeito, na crueldade.

12/10/2023
Teresa Ferrer Passos

*

A agressão do Hamas levou a que todos os partidos israelitas se juntassem num governo de unidade nacional.
F.H.P. (in Facebook,12/10/2023)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário