terça-feira, 6 de outubro de 2020

Caminhos: Entre os homens, numa terra árida (1)

O deserto à beira do Mar Morto (/Mar Salgado)

«Eu não envergava vestes bordadas a ouro ou prata, nem mantos incrustados de pérolas, rubis ou esmeraldas. Os rabinos afamados e os doutores mais ilustres, os poderosos da sociedade, não acreditavam na minha identificação com Deus. Que blasfémia, que atrevimento, diziam uns aos outros. E crivavam-me de perguntas ardilosas para me desprestigiar.

As minhas atitudes abertas, destemidas, a minha piedade pelos impuros, a minha predileção pelas crianças, o meu cuidado com os mais desprotegidos, não os impressionava a meu favor. O meu carinho pelos doentes e a minha atenção aos mais pobres, aos que eram perseguidos injustamente, abalava-os. A minha preocupação com as vítimas da miséria e dos abusos do poder levava-os até a acusarem-me de armar falácias. Escandalizavam-se. Os meus discípulos, alguns de aspeto um pouco grosseiro e outros desconhecendo os modos pelos quais se regiam os senhores de bom nome, peregrinavam comigo sujeitando-se aos comentários que os atingiam, sem me abandonarem.»

Teresa Ferrer Passos, Jesus até ao Fundo do Coração (romance), 2016, pág. 244.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário