domingo, 1 de março de 2015

Recomeçar 17 anos depois...



RECOMEÇO

Encontrei a minha cabeça
E a de São João Baptista
E agora que a vida recomeça
Vou avisar todos os da lista.

(Sempre estivera em cima dos meus ombros
Mas foi preciso o prédio desabar
Para que, no meio dos escombros,
Surgisse um espelho capaz de a revelar.)

Estamos sempre às portas do Segredo,
Muitos pensamos estar numa masmorra ‒
Das ilusões criadas pelo Medo
Não há quem nos socorra?

A resposta está nos labirintos
Que o tempo vai gravando em cada vida ‒
‒ Sinais mágicos, nítidos, retintos
De uma mensagem à espera de ser lida.

… E São João perdoa a Salomé
Os filtros que ela o fez beber
E mergulha sem medo na maré
Do que há-de acontecer.

1/3/2015

                     Fernando Henrique de Passos
(Resposta ao poema "A lista negra" transcrito a seguir)


 A LISTA NEGRA

Devolvam-me a minha cabeça!
Gritou São João Baptista,
E eu com ele,
E comigo todos os outros da lista.

Os condenados não podem gritar!
Gritou Salomé,
E com ela Herodes, que estava sentado,
E com ele o povo, que estava de pé.

Do fundo de um escritório escuro e poeirento,
Bogart empunhou o revolver e disparou.
A Lua suspendeu o seu movimento
E Kennedy tombou.

A enfermeira assinou o papel,
E sussurrou, suave como mel:
Antes que me esqueça -
Por favor, devolva-me a minha cabeça.

6/7/1998
                 Fernando Henrique de Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário