Teresa Ferrer Passos (heterónimo Teresa Bernardino)

Teresa Ferrer Passos*
* Assina também por Teresa Bernardino (heterónimo)

DADOS BIOGRÁFICOS:


Nomes literários:   Teresa Ferrer Passos
(Outros Ortónimos: Teresa Bernardino; Teresa Bernardino Passos e Teresa Ferrer)

Nome completo: Teresa Maria de Ferrer Leitão Bernardino Passos Silva
Nasceu, em Lisboa, a 9 de Agosto de 1948.
Licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, em 1973.
Casou com Fernando Henrique Guerne de Lemos de Passos Silva na igreja de S. Nicolau, em Lisboa, no dia 19 de Fevereiro de 1994.
Exerceu a docência no ensino secundário de 1974 a 1991.
Foi-lhe atribuído, em 1989, o Prémio Monografia pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal, pelo ensaio inédito Fernão de Oliveira — 1º Gramático de Língua Portuguesa (editado pelas Edições Gazeta de Poesia em 1994). Entre 1995 e 1997 foi assistente convidada da Universidade Lusófona de Lisboa, leccionando História Contemporânea de Portugal. Suspende essa atividade por motivo de não haver horário disponível. Em 1990, a convite da Sociedade Histórica da Independência de Portugal escreveu uma série de 30 programas para a Rádio Renascença, sob o título «Terra Pátria». Em 1992, foi autora do pro­grama «Viva o Livro» – programa de Divulgação Literária transmitido na Rádio Renascença (Canal 1), por iniciativa do Instituto Português do Livro e da Leitura.
No ano de 1994, Teresa Ferrer Passos fundou e dirigiu a revista Gazeta de Poesia do Mundo de Língua Portuguesa (literatura, ciência e arte). A Gazeta de Poesia editou a coleção Labirinto (ciência, ensaio, poesia e romance)  e a coleção Poiesis (ensaio e poesia). Em 1996, esta revista começou a ser publicada com o título Gazeta do Mundo de Língua Portuguesa (Portugal, Em Busca de uma Poética do Tudo e Na Senda da Língua Portuguesa). O número 8, último publicado, incluiu um Dossier Especial dedicado ao 1º Centenário do Prémio Nobel (1896-1996). Em 1997, a Gazeta do Mundo de Língua Portuguesa deixou de se publicar por razões económicas.
Em 1998, foi atribuído a Teresa Ferrer Passos um Subsídio de Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura.
Criou, e dirigiu com seu marido (2007 a 2012), o website «Harmonia do Mundo», incluindo nele várias páginas temáticas: «Literatura», «Ciência», «Filosofia», «Poesia», «Teologia», «Religião», «O Mundo da Criança», «Opinião», «Notícias».
Em 2012, criou na Internet, com seu marido, o Blogue «Harmonia do Mundo» (o mesmo nome do anterior site), com o seguinte endereço: http://poeticadotudo.blogspot.pt 


OBRAS PUBLICADAS ( Teresa Ferrer Passos / Teresa Bernardino)
  • «Le Patriotisme, le Futur et Portugal» in Reconnaissances du Systeme Militaire Portugais, Vol VII, Institut d’Études Politiques, Université de Toulouse 1, 1982 (tradução de Alain Montech da Universidade de Toulouse) [tradução francesa de «O Patriotismo, o Futuro e Portugal» artigo publicado na revista Nação e Defesa, Lisboa, 1980] (Teresa Bernardino). 
  • O Sentimento Patriótico em Portugal (ensaios dispersos em jornais e revistas), Lisboa, 1983 (Teresa Bernardino). 
  • A Revolução Portuguesa de 1383-1385 (ensaio histórico), Publicações Europa-América, Mem Martins, 1984 (Teresa Bernardino). 
  • Sociedade e Atitudes Mentais em Portugal (1777-1810), Imprensa Nacional, Lisboa, 1986 (Teresa Bernardino). 
  • Eu, Nuno Álvares (romance histórico), Publicações Europa-América, Mem Martins, 1987 (Teresa Bernardino). 
  • Asas no Poente (poesia), Lisboa, 1987 (Teresa Bernardino). 
  • «Na Morte de Dinah Silveira de Queirós» in Dinah, Caríssima Dinah (Colectânea organizada por Dário de Castro Alves), Horizonte Editora, Brasília, 1989 (Teresa Bernardino). 
  • «A ideia de Deus em Sampaio Bruno» in Estudos de História Contemporânea Portuguesa, Livros Horizonte, Lisboa, 1991 (Teresa Bernardino). 
  • Universo (poesia), Lisboa, 1991 (Teresa Bernardino). 
  • Fragmentos-de-Sol (poesia), Lisboa, 1993 (Teresa Bernardino). 
  • Fernão de Oliveira - Primeiro Gramático de Língua Portuguesa (biografia histórica), Edições Gazeta de Poesia, Colecção Labirinto, nº1, Lisboa,1994 (Teresa Ferrer Passos). 
  • O Segredo de Ana Plácido (romance biográfico), 1ª edição, Gazeta de Poesia, Colecção Labirinto, nº9, 1995 (Teresa Ferrer Passos); 2ª edição, Vega Editora, Colecção O Chão da Palavra / Ficção, 2000 (Teresa Bernardino).  
  • O Grão de Areia (contos), Universitária Editora, Lisboa, 1996 (Teresa Ferrer Passos). 
  • «Em Busca de uma Nova Civilização Atlântica?» e «Hora de Prima» (ass. Teresa Bernardino) in Colóquio Dalila Pereira da Costa e as Raízes Matriciais da Pátria, Lisboa, Fundação Lusíada, 1998, pp. 129-137. 
  • Álbum de Amor (poesia) (Teresa Ferrer Passos em co-autoria com Fernando Henrique de Passos), Universitária Editora, Lisboa, 1998. 
  • A Restauração de 1640 e D. Antão de Almada (ensaio histórico), Universitária Editora, Lisboa, 1999 (Teresa Ferrer Passos).
  • Carta-Memória à Mãe, Lisboa, 2000 (Teresa Bernardino). 
  • Ensaios Literários e Críticos, Universitária Editora, Lisboa, 2001 (Teresa Bernardino). 
  • Retábulo (poesia) (Teresa Ferrer Passos em co-autoria com Fernando Henrique de Passos), Universitária Editora, Lisboa, 2002. 
  • Anunciação (romance histórico), Universitária Editora, Lisboa, 2003 (Teresa Ferrer Passos). 
  • Novo Álbum de Amor (Teresa Ferrer Passos em co-autoria com Fernando Henrique de Passos), Universitária Editora, Lisboa, 2005. 
  • Planeta Joyce 8 (romance de fundamentação científico-tecnológica), Lisboa, Edições Harmonia do Mundo, 1ª edição, Lisboa, 2007 (Teresa Ferrer Passos). 
  • Escritos Voando no Tempo (ensaios dispersos em jornais e revistas), Escrituras Editora, S. Paulo, 2009 (Teresa Ferrer Passos). 
  • Santa Teresa do Menino Jesus e a Força dos seus Pequenos Caminhos (ensaio), Edições Carmelo, Marco de Canavezes, 2013 (Teresa Ferrer Passos). 
  • Um Cientista e uma Folha de Papel em Branco (romance), Chiado Editora, Lisboa, 2015 (Teresa Ferrer Passos). 
  • Jesus até ao Fundo do Coração (romance histórico), Chiado Editora, Lisboa, 2016 (Teresa Ferrer Passos).
  • Vimos Mesmo a Senhora do Céu (narrativa ficcional sobre as Aparições de Fátima em 1917), Editora Textiverso, Leiria, 2018 (Teresa Ferrer Passos).
  • A Montanha ou a Peregrinação do Amor, Hora de Ler, Leiria, 2019 (Teresa Ferrer Passos).
  • Sem Limite (narrativa ficcional de fundamentação científica), Hora de Ler, Leiria, 2019 (Teresa Ferrer Passos).
  • O Pequeno Lírio da Minha Varanda, Hora de Ler, Leiria, 2020 (Teresa Ferrer Passos).
  • Stabat Mater - Contribuição para o Estudo de Maria,  Hora de Ler, Leiria, 2020 (Teresa Ferrer Passos).
  • Jesus até ao Fundo do Coração (romance histórico), 1ª edição, 2016; 2ª edição, Hora de Ler, Leiria, 2021 (Teresa Ferrer Passos).
  • Memória de Paz, Hora de Ler, Leiria, 2022 (Teresa Ferrer Passos).

Tradução (Teresa Ferrer Passos):
A Semana Santa (romance histórico), de Louis Aragon, Editora Ulisseia, 2003. 

Adaptações juvenis  (ass. Teresa Bernardino):

Os Fidalgos da Casa Mourisca de Júlio Dinis, Editorial Verbo, 1993 e Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, Editorial Verbo, 1993

COLABORAÇÕES EM JORNAIS E REVISTAS (assinou por Teresa Bernardino e por Teresa Ferrer Passos):

Diário de Notícias, Jornal Novo, A Tarde, Artes & Artes, Mais Alto, Nação e Defesa, Independência, Gazeta de Poesia do Mundo de Língua Portuguesa; Gazeta do Mundo de Língua Portuguesa; Faces de Eva - Revista de Estudos sobre a Mulher (Universidade Nova de Lisboa); Voz de Silves; O Setubalense; A Defesa (Évora); Letras e Letras (Porto); Diário do Sul (Évora); Folhas Letras e Outros Ofícios (Aveiro); Stella; Cadernos Vianenses (Viana do Castelo); Voz Portucalense (Porto); A Avezinha (Paderne); Notícias de S. Braz (S. Brás de Alportel); O Primeiro de Janeiro (Porto); Revista de Espiritualidade (Marco de Canaveses); Poetas & Trovadores (Guimarães), Nova Águia, etc.

______________

Páginas de 
Teresa Ferrer Passos/Teresa Bernardino  (neste Blogue):
Reflexões Teológicas
Reflexões Literárias
Caderninho de Poesia

Antologia de obras publicadas

2 comentários:

  1. Bom Dia!Tentei encontrar o seu belo texto «Em Bucas duma Nova Civilização Atlântica» mas não consigo...
    Tinha-o copiado da vossa antiga página, há uns anos,e felizmente tenho-o guardado.No entanto, queria utilizá-lo no meu blogue e fazêr a ligação a si, mas não o encontrei.Será que poderia facultar-me a ligação.Muito Obrigado e Lusos Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irei publicá-lo brevemente no nosso Blogue. Obrigada pela atenção. Abraço, Teresa Ferrer Passos

      Eliminar

Deixe aqui o seu comentário