Fernando Henrique de Passos


«Não, positivamente não há nada neste mundo worth to live for  senão um cantinho de fogão doméstico, muito Amor junto dele, e muita Arte em torno, para tornar a vida interessante, poética e distinta»
Carta de Eça de Queirós a Emília de Castro, sua futura Mulher, datada de 22/1/1886)



Fernando Henrique de Passos (nome literário) , nasceu em Queluz, em 1959. Casou na Igreja de S. Nicolau de Lisboa em 19 de Fevereiro de 1994.

Concluiu o Bacharelato em Física com 17 valores, em 1982 e a Licenciatura em Matemática com 19 valores, em 1989. Em 2002, apresentou uma tese de Mestrado em Matemática intitulada “Alguns aspectos da teoria de representações da álgebra de Virasoro” (classificação de Muito Bom). Qualquer destes graus académicos foi obtido na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.  Foi colaborador da Editorial Verbo na qualidade de consultor científico, entre 1982 e 1987. De 1994 a 1996 foi Director-Adjunto da “Gazeta de Poesia do Mundo de Língua Portuguesa”. No seu site oficial, www.harmoniadomundo.net que partilha com a escritora Teresa Bernardino (ortónimos Teresa Ferrer Passos e Teresa Ferrer), sua Mulher, tem publicado sobretudo poesia. Foi docente de Medida e Probabilidade na Universidade Lusíada de Lisboa, no ano lectivo de 1996 a 1997. Desde Outubro de 1997 até 1999, ocupou o lugar de responsável por Álgebra I e Álgebra II no Departamento de Matemática da Universidade de Évora. De 1999 a 2008, foi docente de Análise Matemática I e Análise Matemática II no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. 

Traduções:
Artigos de Física e de Matemática da Enciclopédia Ilustrada de Ciência e Tecnologia, Editorial Verbo, 1983.
Nigel Henbest e Heather Cooper, Física, Colecção «O Mundo da Ciência», Editorial Verbo, 1984.
Gerard Holton, A Cultura Científica e os Seus Inimigos. O Legado de Einstein, Editorial Gradiva, Lisboa, 1998.
Richard Paul Evans, Grace, Arcádia, Lisboa, 2011.

Obras Publicadas:
A Física Antes de Galileu, Lisboa, Edições Gazeta de Poesia, 1995.
Entrelinhas (poesia), Lisboa, Sílex, 1992.
Álbum de Amor (poemas em co-autoria com Teresa Ferrer Passos), Lisboa, Universitária Editora, 1998.
As Sete Fases da Lua (poesia), Lisboa, Universitária Editora, 2000.
Retábulo (poemas em co-autoria com Teresa Ferrer Passos), Lisboa, Universitária Editora, 2002.
Horas de Trevas, Horas de Luz (poesia), Lisboa, Universitária Editora, 2003.
Novo Álbum de Amor (poemas em co-autoria com Teresa Ferrer Passos), Lisboa, Universitária Editora, 2005.
Colaboração em jornais e revistas: Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática; Diário do Sul; Gazeta de Poesia; Gazeta do Mundo de Língua Portuguesa; Stella; Artes & Artes; A Avezinha; Poetas & Trovadores; Almanaque de Nossa Senhora de Fátima; Notícias de S. Braz
Colaboração em colectâneas: «Dos Sentidos Ocultos do Ser» in 100 Anos - Federico Garcia Lorca, Universitária Editora, 1998; «Eros», in Antologia da Poesia Erótica, Universitária Editora, 1999; «Onirismo Holístico-Confusional», «Presente mais que Perfeito», «A Luta Continua» in Millenium – Setenta e Sete Vozes de Poetas Portugueses, Universitária Editora, 2002.

Páginas de Fernando Henrique de Passos neste blogue:


Amor Inédito (poesia de amor)

Em Torno do Mistério (poesia religiosa)
Todas as Direcções (poesia diversa)
Nas caves do universo (poema)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário