quarta-feira, 9 de setembro de 2020

O «Proto-Evangelho de Tiago»: Breve memória do nascimento de Maria


Um casal, Ana e Joaquim, já de idade avançada, foram considerados indignos para o Sumo-Sacerdote do Templo de Jerusalém por "crime" de esterilidade. 

Santa Ana, S. Joaquim,
Maria,
Jesus e João o Baptista 

Excerto da oração de Ana: «(...) Ai de mim! A quem me posso comparar? Nem sequer a estas águas, porque até elas são férteis diante de ti, Senhor. Ai de mim! A quem me igualo eu? Nem sequer a esta terra, porque ela também é fecunda, dando seus frutos na ocasião própria, e te bendiz a ti, Senhor.(...) [capít. 3.3]»

Mais tarde: «(...) E eis que se lhe apresentou um anjo de Deus, dizendo-lhe: "Ana, Ana, o Senhor escutou teus rogos: conceberás e darás á luz e de tua prole se falará em todo o mundo". Ana respondeu: Viva o Senhor meu Deus, que, se chegar a ter algum fruto de bênção, seja menino ou menina, levá-lo-ei como oferenda ao Senhor, e estará a seu serviço todos os dias de sua vida (...) [capít. 4. 1]»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário