segunda-feira, 29 de setembro de 2025
sábado, 27 de setembro de 2025
Quando a poesia se torna fogo de Deus
"Nós somos os que se desassossegam de véspera, às portas da escuridão, do vazio e do informe, temendo o abismo. Os nossos passos são, com efeito, como aqueles do humano 'que avança no nevoeiro'. Não obstante, diga-se, avançar no desconhecido é ensaiar aquela mesma fé ladrilhada de dúvidas, tão fértil que aprofunda ainda mais as raízes da sua confiança. Quem ousará, diante do abismo, arriscar perder-se a si próprio? Não será, porventura, a escuridão o lugar propício para o amadurecimento da salutar virtude da confiança?"
quinta-feira, 25 de setembro de 2025
A ousadia de partir, ante o pântano em que nos atolaram
PEQUENO EXCERTO DA «ODE MARÍTIMA»
sábado, 20 de setembro de 2025
SEM OBRAS, DE NADA SERVE A DOUTRINA
sexta-feira, 19 de setembro de 2025
![]() |
Fernando Pessoa, retrato de Almada Negreiros (1964) |
BREVE PÁGINA CRÍTICA DE FERNANDO PESSOA
As plebes de todas as classes cobrem, como uma maré morta,
terça-feira, 16 de setembro de 2025
DA «ODE MARÍTIMA» DE FERNANDO PESSOA
Aqui, um excerto deste longo poema inigualável:
[de madeira,
quinta-feira, 11 de setembro de 2025
PARA ONDE SE ENCAMINHA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO DO PENSAMENTO?
![]() |
Charlie KIRK |
11/Setembro/2025
Teresa Ferrer Passos
***
Charlie KIRK desde os 18 anos que se notabilizou como um orador de excelência, que procurava expandir os princípios morais cristãos. Gostava de defrontar os seus inimigos pela palavra, dialogar com aqueles que se lhe opunham mesmo com agressividade e ameaças à sua integridade física. Nunca desistiu de envolver especialmente as muitas universidades dos EUA. Afinal acabaria, quando começava a dialogar com estudantes na universidade de Utah, por ser atingido por um dispara fatal no pescoço. Um crime hediondo. Com este fim fatal, nunca posto em causa por Charlie Kirk, morreu na sua muito difícil missão moralista cristã. Afinal, ainda há mártires entre uma juventude que não abdica da divulgação da sua fé.
12/Setembro/2025
Teresa Ferrer Passos
quarta-feira, 10 de setembro de 2025
UM PROFESSOR, HOJE
O depoimento da professora Ruth Toledo (Belo Horizonte, Brasil) publicado por Paulo Marques no Facebook, é sintomático da sociedade que estamos a construir. O que se passa no Brasil é decepcionante, como denuncia esta professora primária à beira da reforma. Mas o que se passa em Portugal não é diferente. assim como em muitos outros países desta civilização ocidental, que tem crescido sem um objetivo alto, uma alma de fraternidade, um coração de humildade, um sentido para uma vida com valores. Cada um só olha para si próprio, como se os outros nada significassem, nenhum valor possuíssem. O desrespeito pelos mais velhos tornou-se o emblema do vencedor. A internet idolatra-se como se fosse humana e tudo o que era humano se esquece ou ignora-se ou despreza-se.
AINDA A TRAGÉDIA DO ELEVADOR DA GLÓRIA
quinta-feira, 4 de setembro de 2025
A TRAGÉDIA DO ELEVADOR DA GLÓRIA
![]() |
No dia 24 de Outubro de 1885, seria inaugurado
em Lisboa, o primeiro Elevador da Glória. |
Nada permanece, a decomposição é uma iminência, a mudança fragmenta a cada instante. Ninguém se fie na sua imagem de hoje, a duração é imprevisível. Se o tempo não existe, como separar os seus instantes? A realidade atroz de um elevador a despenhar-se na calçada da Glória em brevíssimos segundos, oferece-nos a chave que tantas vezes não encontramos.
Lisboa, 4 de Setembro de 2025
Teresa Ferrer Passos
Todas as máquinas se podem avariar, mesmo depois de vistoriadas pelos especialistas mais competentes. A Máquina é falível. A máquina é concebida pelo ser humano. O ser humano é falível. Neste caso, não se pode aplicar a ideia de culpa porque, neste caso, muitos seriam os "culpados".
7/9/2025 Teresa Ferrer Passos