segunda-feira, 22 de junho de 2015

«Só desse gesto ousado». Da Grécia frente à Europa, hoje...



Partenon, Atenas

«Doloroso é calar, aflige-me dizer
meu mal: de qualquer forma torturado sou.
Um dia, ao coração dos deuses foi bater
o ódio. E uma batalha acesa começou.
(...)
Logo que Zeus subiu ao trono paternal.
aos deuses distribuiu, conforme seu critério,
honras e privilégios, de uma forma tal,
que, sobre a hierarquia, bem firmasse o império.
Na pobre humanidade nem sequer pensou!...
Antes aniquilar sua raça imaginou,
para uma nova, então, a seu jeito, surgir.
Só eu - e ninguém mais - se opôs a tal projeto.
Só desse gesto ousado ao Homem pode vir
a salvação do golpe fulminante, abjecto,
que no Hades, fundo, em pó, o havia de engolfar.
Eis porque vergo no peso de uma dor assim -
tão triste de sofrer como de contemplar.
Tive dó dos mortais - ninguém tem dó de mim!
Pois bem! - o meu castigo, ignóbil, sem piedade,
trará desonra a Zeus - por toda a eternidade!»

Ésquilo (dramaturgo grego, sec.VI-V a.C.), Prometeu Agrilhoado

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário