terça-feira, 22 de outubro de 2013

O amor está no agir ou não existe


«Neste êxtase de amor, Teresa aproveita para lembrar uma frase de S. João da Cruz, místico que relê sempre com enlevo desmedido: " 'O mais pequeno movimento de PURO AMOR lhe é mais útil do que todas as outras obras conjuntas' ". Contudo, vai mais longe, num arrojo de humildade, ao pressupor a atitude da tão abundante e fértil misericórdia de Jesus: "Sinto que por impossível se encontrasses uma alma mais fraca, mais pequena do que a minha, te deliciarias a cumulá-la de favores ainda maiores, se ela se abandonasse com inteira confiança à tua misericórdia infinita".
Na espiritualidade teologal da Irmã Teresa do Menino Jesus e da Santa Face, a humildade é a suprema lei do amor. O amor nela se projectava como um espaço infinito. Com Jesus, as condições passaram a existir para a humanidade conseguir crescer até ao seio do Eterno. Estava ao alcance dos mais "pequenos" a comunhão entre eles e o Pai. O amor de Deus pelos seus filhos fora dado a conhecer por Jesus, num testemunho sublime de vida e de morte.»

Teresa Ferrer Passos, Santa Teresa do Menino Jesus e a Força dos seus Pequenos CaminhosEdições Carmelo, 2013, pp. 56-57.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário