quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Um Conselho da Diáspora para Portugal



O Presidente da República Cavaco Silva constituiu o Conselho da Diáspora e empossou os seus membros fundadores. Este Conselho é presidido pelo grande economista e empresário português Filipe de Botton.

Criado com vista a fomentar no estrangeiro uma nova e vigorosa imagem de Portugal, o Conselho é formado por 23 fundadores e 300 membros. O objectivo deste grupo de portugueses é desenvolver, como defendia Fernando Pessoa, a propaganda de Portugal nos mais diversos países do mundo.

Um combate globalizante feito por esses portugueses para incentivar o investimento estrangeiro no nosso país, numa época de grave crise económica e social, é, sem dúvida, uma pedrada no charco.

Este Conselho chamado, significativamente, da Diáspora, que significa povo disperso pelo mundo,  dá corpo a uma ambição que o Presidente da República “tem vindo a estimular”, tendo como trave mestra “uma rede de talentos e competências que existem nas comunidades portuguesas, no domínio da economia, das artes, da ciência e da política”.

Criar “uma rede de influência mundial” para “aproveitar o melhor de Portugal fora do país para dar mais credibilidade” às condições que aqui podem vir a encontrar. O presidente da Direcção do Conselho da Diáspora, Filipe de Botton, um excelente administrador na área do investimento e da produção nacionais, acentuou que “o reforço das relações das comunidades portuguesas e de luso descendentes espalhados pelo mundo tem sido uma prioridade dos meus mandatos desde o primeiro dia”.

Que o Conselho da Diáspora crie raízes e a árvore cresça na fértil terra que é Portugal. Assim será, se lhe juntarmos a dinâmica dos melhores portugueses que, na Diáspora, ainda podem reconstruir Portugal. Agora, a partir do disperso ou da sua diáspora no mundo.

27/12/2012
Teresa Ferrer Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário