sábado, 29 de novembro de 2025
segunda-feira, 17 de novembro de 2025
RECORDANDO O DIA DO ANIVERSÁRIO NATALÍCIO (8 de Novembro de 1923) DE FERNANDO DE PAÇOS (1923-2003), publicamos uma passagem do livro de Teresa Ferrer Passos intitulado «Fernando de Paços - Do "diário espiritual" inédito à poesia religiosa», Edições Carmelo, 2025, pág. 9-10:
«O “Diário espiritual” de Fernando de Paços é um manuscrito composto à medida que as interrogações sobre si se tornavam pertinentes. Escrevia de modo tosco, descuidado e pueril. Estas linhas foram escritas ao longo de doze anos, desde Abril de 1941 até Julho de 1953, quando deixava o lugar rural de S. João d’Arga, perto da sua cidadezinha, e rumava a Lisboa. Este rumo, tão inesperado, desenhara-se-lhe por influência do amigo e colega do liceu António Manuel Couto Viana.É sobre essas linhas inéditas de Fernando Zamith de Passos Silva (nome completo), nascido em Viana do Castelo, em 8 de Novembro de 1923, essas linhas inéditas, dizíamos, a manifestar sempre a procura de um rumo que desejava ser indicado por Deus, que nos vamos debruçar. O manuscrito que nos chegou às mãos manteve-se desconhecido de seus familiares apesar de o autor o ter conservado na sua posse durante muitos anos. Em data desconhecida, deu-o a guardar a sua cunhada Esther de Lemos, que, poucos anos após a sua morte, os colocou à minha disposição e de meu marido, o seu único filho. Nas páginas do primeiro caderno do “Diário espiritual”, Fernando Zamith de Passos Silva assume vários pseudónimos, mas aquele com que identifica o seu diário é o de Fernando de Paços (este será o pseudónimo com que assinará a sua poesia e as mais de duas dezenas de peças de teatro infantil que publicou em vida).»
O Presidente de Angola João Lourenço desrespeitou o Presidente da República Portuguesa num discurso proferido a propósito dos "50 anos da independência de Angola", oferecida pelo Governo de Portugal, após o 25 de Abril de 1974. Nesse discurso, criticou a herança do colonialismo português, lembrando que Angola foi “oprimida e escravizada durante séculos” pelos Portugueses. Esqueceu-se, infelizmente, de concretizar os factos históricos que comprovariam essa "escravidão" exercida ao longo desses quatro "séculos de escravatura", como acusou!
17/11/2025 Teresa Ferrer Passos
sexta-feira, 7 de novembro de 2025
PERTO DO CORAÇÃO DE SUA MÃE
quarta-feira, 5 de novembro de 2025
GUIADOS PELA LUZ
![]() |
| Lanterna chinesa Ming |
És luz de brilho mágico,
Capaz de iluminar
Os poços mais escuros,
Capaz de desvendar
Segredos ancestrais,
Capaz de revelar
Mil formas não sonhadas,
Trazendo à superfície
Do mundo da matéria
Indícios cintilantes
Das santas leis do Espírito.
És luz na minha noite,
Por ti tornada dia.
És anjo mensageiro
Com novas do Altíssimo.
És doce companheira
Do meu peregrinar.
Aquele anel singelo
Que um dia te ofereci
Desfaz-se agora em bênçãos
Que não sei se mereço,
Oh luz na minha noite!
5/11/2025
