segunda-feira, 13 de outubro de 2025

O Presidente Donald Trump, o construtor da paz na Faixa de Gaza

A esperança renasceu nos corações após o Presidente Trump ter usado, hoje, da palavra no Parlamento em Jerusalém! Palavra cheias de intenções, de boa vontade, de fé em Deus e nos Homens, mesmo aqueles que se incluem entre os mais pecadores!

13/10/2025
                                                                                                      T.F.P.




domingo, 12 de outubro de 2025

 RECORDANDO A APARIÇÃO DE MARIA,

no dia 13 de Outubro de 1917

 Excerto do livro «STABAT MATER» de Teresa Ferrer Passos (Ensaio sobre Maria), Leiria, 2020, p.13:


«A Anunciação a Maria: o instante único

─ «Salvé, ó cheia de graça, o Senhor está contigo». O anjo não dissera o seu nome, mas dirigira-se-lhe como se ela se chamasse «cheia de graça». Como podia ser «cheia de graça»?! Que fizera para o ser? Que recebera de Deus e porquê? Quem era ela, afinal? Ali, à espera do tempo da coabitação com José, recebia uma mensagem divina espantosa. Deus dirigia-lhe a palavra, precisamente a ela, através de um intermediário angelical. Como escreveu Gianfranco Ravasi: «Na gruta de Nazaré encontram-se Deus e o homem, anulando qualquer distância». Como será na hora do nascimento de Jesus, a distância entre Deus e o que era humano parecia ter-se anulado: aqueles instantes divinos de saudação a Maria. De súbito, Maria escuta. E podia ter recordado o livro da Sabedoria: «Ela é um sopro do poder de Deus, (…) não se pode encontrar nela a menor mancha… Ela é o resplendor da luz eterna, espelho sem mancha da atividade de Deus, e imagem da Sua bondade». Neste livro, a sabedoria é definida como se fosse uma mulher; ora, essa mulher não poderia ser a mãe do profetizado Messias, o Salvador do povo de Israel? Não teriam estas palavras alguma coisa a ver com ela própria? Seria o seu nó às coisas do Senhor que O faria estar com ela? Pensava, sem perder uma só analogia com as Sagradas Escrituras: «Veio a mim o espírito da sabedoria», veio a mim o Senhor que é a Sabedoria? Desconhecida dos grandes, ainda tão menina, sem posição social elevada, poderia ela ser «a cheia de graça», por vontade de Deus, como lhe era anunciado, naqueles instantes a quebrar a normalidade dos dias?»

sábado, 11 de outubro de 2025

A PAZ a renascer das pedras sobre as pedras do terror

 Com os Acordos de paz para GAZA alcançados por magnífica iniciativa do presidente dos EUA, Donald Trump, parece estar a chegar Jesus CRISTO, o "Príncipe da paz", como escreveu o profeta Isaías, ao profetizar que Ele "dilatará o seu domínio, com uma paz sem limites". Que a paz chegue definitiva a estas regiões tão barbaramente sacudidas pela morte, a fome e a inclemente destruição de bens, desde o tremendo dia 7 de Outubro de 2023 até aos recentes e tão tenebrosos dias de Outubro de 2025.

11/outubro/2025 Teresa Ferrer Passos


sábado, 4 de outubro de 2025

Um Ministro de Portugal, perante os portugueses na flotilha humanitária para GAZA

A atitude crítica de Nuno Melo do CDS (partido que se afirma democrata e cristão) em relação ao reconhecimento do Estado palestiniano pelo Governo português, é pouco coerente com o princípio cristão de solidariedade com todos os povos do mundo, sobretudo com os mais fracos, os mais pobres e desprezados. O povo da Faixa de Gaza está a sofrer uma tragédia desde há dois anos, após o ataque terrível desencadeado pelo grupo terrorista Hamas contra cidadãos de Israel. O povo palestiniano não devia estar a ser penalizado com uma fome brutal, com a ruína inclemente das suas casas e com os infames ataques mortais a hospitais cheios de feridos, médicos e enfermeiros... As crianças, as mulheres, os idosos, os jovens, tornaram-se os "bodes expiatórios" dos atos do Hamas! O judaísmo dos israelitas está a ser aplicado em Gaza, dentro da sua linha histórica mais cruel, desde os tempos de Abraão e Moisés. A medida do Governo de Portugal de apoio ao lançamento dos primeiros alicerces para a constituição de um Estado democrático palestiniano na Faixa de Gaza, não podia deixar de ser posta em execução, ao lado de outros países, como o Reino Unido e a França.

21 de Setembro de 2025
                                                                                                 

Foram presos os portugueses que se encontravam na flotilha humanitária a caminho de Gaza. Como é que Israel, que quer ser tido por um estado de direito, prende pessoas cujo "crime" era levar produtos alimentícios e medicamentos, perante a miserável e aberrante situação do extermínio de quase setenta mil palestinianos civis da Faixa de Gaza, desde o 7 de Outubro de 2023?!!!!

4 de Outubro de 2025     
                                                                             Teresa Ferrer Passos                                                            

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

POESIA

 O poeta ascende até ao impossível e toma a palavra. No palco, os desprezados sobem com ele e saboreiam a palavra esperança. O poeta proclama-a até ao mundo que segue sem olhar para trás e enregelado em surdez.

2 de Outubro de 2025 T.F.P.