quarta-feira, 29 de outubro de 2025

NO PRINCÍPIO...


UMA ONDA A SOLTAR-SE 


naquele dia escorria um nevoeiro intenso.
era a hora das matinas na minha alma
encerrada em paredes sem um murmúrio
num desses silêncios obscuros e densos.
naquele dia  cresceram flores nos caules inclinados pelo vento
desordenado e sem romper as minhas feridas impossíveis
de cicatrizar. e tudo deslizava devagar, sem se apagar da minha
memória cansada até à raiz da minha compaixão inútil.
naquele dia vi uma luz brilhar. 
naquele dia um som suave vibrou em mim
como se fosse uma onda a soltar-se toda do mar.

29/Outubro/2025
                                                Teresa Ferrer Passos



PUSEMO-NOS A CAMINHO HÁ 32 ANOS


Deus está connosco.
Bênçãos pela estrada.
Presença do divino
Nesta caminhada. 

A dureza da vida,
A presença da dor,
São amaciadas
Pelo nosso amor.

O Tempo nos ensina
A viver com Paz
Os anos difíceis
Que o Tempo nos traz.

Deus está connosco
Nesta caminhada
Que desde o princípio
Foi abençoada.

29 de Outubro de 2025
Fernando Henrique de Passos


terça-feira, 28 de outubro de 2025

Que sociedade, hoje

«A pressa, o afã, a inquietação, e uma angústia difusa caracterizam a vida atual. Em vez de passear tranquilamente, as pessoas correm de um acontecimento para outro, de uma informação para outra, de uma imagem para outra.»

«Ser livre não significa somente ser independente ou não ter compromissos. Não são a ausência de laços e a falta de enraizamento que nos fazem livres, mas antes as ligações e a integração.»

Byung-Chul Han, «O Aroma do Tempo», Relógio D'Agua, 2016, pp. 46-47 (1ª edição, 2007).

domingo, 26 de outubro de 2025

Memória de Justiça a Álvaro Laborinho Lúcio

Álvaro Laborinho Lúcio, ministro da Justiça no Governo de Cavaco Silva, foi um Juiz sempre pronto a fazer Justiça sem reservas! Muitas decisões difíceis, tomou-as como ministro da Justiça! Porque Laborinho Lúcio só obedecia a valores humanos em que a Ética era soberana! Um homem de grande integridade em qualquer circunstância! Um Governante exemplar, modelo para as gerações futuras.

Paz à sua alma!
26/10/2025
                                                                                  Teresa Ferrer Passos

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

O Presidente Donald Trump, o construtor da paz na Faixa de Gaza

A esperança renasceu nos corações após o Presidente Trump ter usado, hoje, da palavra no Parlamento em Jerusalém! Palavra cheias de intenções, de boa vontade, de fé em Deus e nos Homens, mesmo aqueles que se incluem entre os mais pecadores!

13/10/2025
                                                                                                      T.F.P.




domingo, 12 de outubro de 2025

 RECORDANDO A APARIÇÃO DE MARIA,

no dia 13 de Outubro de 1917

 Excerto do livro «STABAT MATER» de Teresa Ferrer Passos (Ensaio sobre Maria), Leiria, 2020, p.13:


«A Anunciação a Maria: o instante único

─ «Salvé, ó cheia de graça, o Senhor está contigo». O anjo não dissera o seu nome, mas dirigira-se-lhe como se ela se chamasse «cheia de graça». Como podia ser «cheia de graça»?! Que fizera para o ser? Que recebera de Deus e porquê? Quem era ela, afinal? Ali, à espera do tempo da coabitação com José, recebia uma mensagem divina espantosa. Deus dirigia-lhe a palavra, precisamente a ela, através de um intermediário angelical. Como escreveu Gianfranco Ravasi: «Na gruta de Nazaré encontram-se Deus e o homem, anulando qualquer distância». Como será na hora do nascimento de Jesus, a distância entre Deus e o que era humano parecia ter-se anulado: aqueles instantes divinos de saudação a Maria. De súbito, Maria escuta. E podia ter recordado o livro da Sabedoria: «Ela é um sopro do poder de Deus, (…) não se pode encontrar nela a menor mancha… Ela é o resplendor da luz eterna, espelho sem mancha da atividade de Deus, e imagem da Sua bondade». Neste livro, a sabedoria é definida como se fosse uma mulher; ora, essa mulher não poderia ser a mãe do profetizado Messias, o Salvador do povo de Israel? Não teriam estas palavras alguma coisa a ver com ela própria? Seria o seu nó às coisas do Senhor que O faria estar com ela? Pensava, sem perder uma só analogia com as Sagradas Escrituras: «Veio a mim o espírito da sabedoria», veio a mim o Senhor que é a Sabedoria? Desconhecida dos grandes, ainda tão menina, sem posição social elevada, poderia ela ser «a cheia de graça», por vontade de Deus, como lhe era anunciado, naqueles instantes a quebrar a normalidade dos dias?»

sábado, 11 de outubro de 2025

A PAZ a renascer das pedras sobre as pedras do terror

 Com os Acordos de paz para GAZA alcançados por magnífica iniciativa do presidente dos EUA, Donald Trump, parece estar a chegar Jesus CRISTO, o "Príncipe da paz", como escreveu o profeta Isaías, ao profetizar que Ele "dilatará o seu domínio, com uma paz sem limites". Que a paz chegue definitiva a estas regiões tão barbaramente sacudidas pela morte, a fome e a inclemente destruição de bens, desde o tremendo dia 7 de Outubro de 2023 até aos recentes e tão tenebrosos dias de Outubro de 2025.

11/outubro/2025 Teresa Ferrer Passos


sábado, 4 de outubro de 2025

Um Ministro de Portugal, perante os portugueses na flotilha humanitária para GAZA

A atitude crítica de Nuno Melo do CDS (partido que se afirma democrata e cristão) em relação ao reconhecimento do Estado palestiniano pelo Governo português, é pouco coerente com o princípio cristão de solidariedade com todos os povos do mundo, sobretudo com os mais fracos, os mais pobres e desprezados. O povo da Faixa de Gaza está a sofrer uma tragédia desde há dois anos, após o ataque terrível desencadeado pelo grupo terrorista Hamas contra cidadãos de Israel. O povo palestiniano não devia estar a ser penalizado com uma fome brutal, com a ruína inclemente das suas casas e com os infames ataques mortais a hospitais cheios de feridos, médicos e enfermeiros... As crianças, as mulheres, os idosos, os jovens, tornaram-se os "bodes expiatórios" dos atos do Hamas! O judaísmo dos israelitas está a ser aplicado em Gaza, dentro da sua linha histórica mais cruel, desde os tempos de Abraão e Moisés. A medida do Governo de Portugal de apoio ao lançamento dos primeiros alicerces para a constituição de um Estado democrático palestiniano na Faixa de Gaza, não podia deixar de ser posta em execução, ao lado de outros países, como o Reino Unido e a França.

21 de Setembro de 2025
                                                                                                 

Foram presos os portugueses que se encontravam na flotilha humanitária a caminho de Gaza. Como é que Israel, que quer ser tido por um estado de direito, prende pessoas cujo "crime" era levar produtos alimentícios e medicamentos, perante a miserável e aberrante situação do extermínio de quase setenta mil palestinianos civis da Faixa de Gaza, desde o 7 de Outubro de 2023?!!!!

4 de Outubro de 2025     
                                                                             Teresa Ferrer Passos                                                            

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

POESIA

 O poeta ascende até ao impossível e toma a palavra. No palco, os desprezados sobem com ele e saboreiam a palavra esperança. O poeta proclama-a até ao mundo que segue sem olhar para trás e enregelado em surdez.

2 de Outubro de 2025 T.F.P.