sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Pensar em torno da Física... no ano de 1995

Os Físicos Satyendra Nath Bose e Albert Einstein

«A recente criação de um novo estado da matéria»

«A descoberta científica mais importante dos últimos tempos, pelo menos no campo da Física, foi levada a cabo, há poucos meses, por um grupo de cientistas norte-ameri-canos, liderado por Carl Wieman, da Universidade do Colorado, e Eric Cornell, do National Institute of Standards and Technology, também no Colorado. Há quem pense que, com esta descoberta, Wieman e Cornell são fortes candidatos a um Prémio Nobel. (...)
A existência deste novo estado da matéria já tinha sido prevista por Einstein, há cerca de 70 anos, num artigo relativamente secundário em relação ao grosso da sua obra, e inspirado numa ideia do físico indiano Satyendra Nath Bose. Donde o ser desde então conhecido pela designação de 'condensação de Bose-Einstein' (abreviadamente, BEC), mesmo sem se saber se, de facto, tinha lugar no mundo real, e, em caso afirmativo, quais as suas propriedades.
O largo tempo decorrido desde a previsão de Einstein até à sua confirmação experimental deve-se ao facto de a BEC apenas ocorrer a temperaturas baixíssimas, muito próximas do zero absoluto (a temperatura mais baixa que pode existir), e extremamente difíceis de produzir, mesmo com a mais avançada tecnologia. Outra dificuldade experimental foi a necessidade de ter que utilizar gases extremamente diluídos.» (...)

               Fernando Henrique de Passos, «A recente criação de um novo estado da matéria» in Gazeta de Poesia Revista de Literatura, Ciência e artes - No Mundo de Língua Portuguesa em busca de uma poética do tudo, nº 6, Outono/Inverno de 1995, pp. 44-45.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário