sexta-feira, 10 de maio de 2019

Einstein, os erros e o racionalismo

Einstein disse um dia que o maior erro da sua vida tinha sido a inclusão da constante cosmológica nas equações da gravitação. Não concordo. O maior erro da sua vida foi não ter compreendido Mileva. 

Fernando Henrique de Passos post  em 6/5/2019 no Facebook (1ª postagem em 2018)

* * *
   
O segundo maior erro de Einstein foi o programa de redução da Física à Geometria inaugurado com a Teoria da Relatividade Geral, quando tudo desde a descoberta das geometrias não-euclideanas apontava no sentido oposto de redução da Geometria à Física, e quando a própria Teoria da Relatividade Restrita parecia ser o primeiro passo promissor nesse sentido.

Fernando Henrique de Passos (post em 6/5/2019 no Facebook)
  
* * *

A que leva o espírito crítico, Fernando... Estudar uma teoria científica com espírito crítico, nem sempre leva a coincidir com as opiniões da maioria...

Teresa Ferrer Passos (coment em 7/5/2019 no Facebook)


* * *

Eu que sou tão cheio de dúvidas a respeito de tudo, como tu sabes, torno-me muito assertivo quando entro no espaço público. Esta minha tese sobre o erro que terá constituído a geometrização da Física é uma heresia científica só comparável à heresia religiosa do Padre Armindo Vaz quando diz que Jesus não ressuscitou realmente em carne e que os Apóstolos estavam a ter visões interiores quando julgavam ver aparecer-lhes o Mestre após a Sua morte. No entanto, apesar do calibre da minha heresia científica, e apesar das minhas habituais dúvidas a respeito de tudo, tenho uma fortíssima convicção de estar certo em apontar este erro a Einstein.
  
Fernando Henrique de Passos (post em 8/5/2019 no Facebook)

* * *

O padre carmelita Armindo dos Santos Vaz, um competente teólogo, está muito influenciado por correntes de natureza gnóstica (mesmo católicas), nos nossos dias muito em voga, e que põem em causa tudo o que não lhes parece ter explicação racional. Como se a razão tivesse capacidade para explicar o inexplicável (o milagre é apenas um facto inexplicável que acontece, muitas vezes, sem nos apercebermos, em cada um dos nossos dias)...

Teresa Ferrer Passos (coment no Facebook em 9/5/2019)


*  * * * *

A razão só prospera, só é fértil, só se completa com a emoção. Se assim não for, é como um enorme deserto com o tamanho da sua própria aridez. 

Teresa Ferrer Passos (post in Facebook 10/5/2019


   * * *
António Damásio defende o preconceito. O que é um preconceito? É uma opinião que não se baseia no puro raciocínio lógico, por estar contaminada pelas emoções. Mas António Damásio descobriu que se as nossas escolhas forem ditadas exclusivamente pelo raciocínio lógico, então levam a uma conduta desastrosa, pois as emoções desempenham um papel que o raciocínio lógico por si só não consegue desempenhar. Portanto, um preconceito, uma escolha ditada não só pela lógica mas também pela emoção, não é uma coisa condenável.

Fernando Henrique de Passos (coment in Facebook 11/5/2019)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário