segunda-feira, 30 de abril de 2018

O Gnosticismo e o Pelagianismo (1)



«São duas heresias que surgiram nos primeiros séculos do cristianismo, mas continuam a ser de alarmante atualidade. Ainda hoje os corações de muitos cristãos, talvez inconscientemente, deixam-se seduzir por estas propostas enganadoras. Nelas aparece expresso um imanentismo antropocêntrico, disfarçado de verdade católica.

Vejamos estas duas formas de segurança doutrinária ou disciplinar, que dão origem «a um elitismo narcisista e autoritário, onde, em vez de evangelizar, se analisam e classificam os demais e, em vez de facilitar o acesso à graça, consomem-se as energias a controlar. Em ambos os casos, nem Jesus Cristo nem os outros interessam verdadeiramente».


Papa Francisco, «Exortação Apostólica Gaudate et Exsultate» («Alegrai-vos e Exultai») 9 de Abril/2018, Capít. II, Ponto 35


________


Vários membros do clero regular e secular da Igreja Católica seguem estas tendências racionalistas que desfiguram, e desviam da essência, Cristo e o seu Evangelho. São uma elite de intelectuais que considera secundários conceitos como graça, mistério e fé.

30/4/2018
Teresa Ferrer Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário