domingo, 18 de julho de 2021

UM ARTIGO SEM A ARIDEZ DA NORMALIDADE...




Lembrando Auschwitz, S. João da Cruz e Etty Hillesum, escreveu o Padre João Manuel Teixeira da Costa (Ordem dos Carmelitas Descalços):

«Deus pode também penetrar e adentrar-se por sob a carapaça de chumbo do horror sem nome fabricado pelos homens. (...) "Torna-se cada vez mais claro o seguinte: que tu (Deus) não nos podes ajudar, que nós é que temos de te ajudar, e, ajudando-te, ajudamo-nos a nós próprios" (Etty Hillesum). E evitando-se assim, as garras da águia iníqua, mas sofrendo-as, se chega à união, porque "ninguém fica nas garras de ninguém, se estiver nos teus [Deus] braços" (E.H.).
Sim, o século vinte e um pode oferecer orações e flores a Deus, porque o que porventura Deus não possa fazer haveremos nós de O ajudar a poder fazer. (...) Quando Juan de la Cruz descreve o processo empoderador da 'noche oscura' tem, sem dúvida, diante de seus olhos, o aniquilamento de Jesus, em Quem não houve maior perder para melhor ganhar! (...) Ainda é possível semear flores no coração!»

João Manuel Teixeira da Costa, "Se eu de ti me esquecer! Poderemos ainda oferecer flores no século vinte um?" in «Revista de Espiritualidade», nº 111, Julho-Setembro/2020, pág. 91, 92 e 93.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário