domingo, 24 de novembro de 2019

Contínua procura

A capa de «Um Cientista e uma Folha de Papel
em Branco» (excerto de pintura de Van Gogh)
«Na imaginação de Taoj giram sinais incógnitos de um código de probabilidade que poderia ser o da evolução milenar do seu cérebro encerrado (e tão bem protegido!) na sua cabeça, afinal perdida algures. 
Essa parte de si, quem sabe se desavinda com as suas outras partes corpóreas, sobreviverá em algum lugar da terra? Porque não há-de pensar na sua sobrevivência escondida e guardada por um deus hermético? Taoj sente-se revoltado. Recusa o conformismo. Apesar de não a conseguir capturar no seu espaço de corpo nem fora dele, espera o instante da resposta à dúvida implacável, que não quer aceitar como uma fatal condenação. Interroga-se ainda. Só lhe resta interrogar-se, na procura, na contínua procura...»

Teresa Ferrer Passos, Um Cientista e uma Folha de Papel em Branco (romance), Chiado, 2015, p. 102.


***

Comentários no Facebook de Fernando e de Teresa, em 27/11/2019:

Fernando Henrique de Passos:
«A LISTA NEGRA»
  
Devolvam-me a minha cabeça!
Gritou São João Baptista,
E eu com ele,
E comigo todos os outros da lista.

Os condenados não podem gritar!
Gritou Salomé,
E com ela Herodes, que estava sentado,
E com ele o povo, que estava de pé.

Do fundo de um escritório escuro e poeirento,
Bogart empunhou o revolver e disparou.
A Lua suspendeu o seu movimento
E Kennedy tombou.

A enfermeira assinou o papel,
E sussurrou, suave como mel:
Antes que me esqueça -
Por favor, devolva-me a minha cabeça.

Teresa Ferrer Passos:
Eis o teu poema «A lista negra», na íntegra! A obra "Um Cientista e uma folha de papel em branco" teve como princípio inspirador os quatro primeiros versos (citados na 1ª página), após o teu pedido para eu escrever um romance a partir dele.

Fernando Henrique de Passos:
O meu poema nas entrelinhas do teu romance, ou o teu romance nas entrelinhas do meu poema?

Teresa Ferrer Passos:
As duas hipóteses são válidas.

Fernando Henrique de Passos:
Dois textos entrelaçados.

***

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário