terça-feira, 24 de setembro de 2019

As crianças e os adolescentes rumo à revolução das alterações climáticas?

A ativista sueca Greta Thumberg,
discursando na Cimeira do Clima,
 ontem, em Nova York

«Há mesmo uma revolução a empreender pelos mais jovens? Ou a revolução pretendida é dos mais velhos a usar os mais novos para os seus fins? De um modo imediato, quem vê nas televisões globalizadas Greta Thumberg, parece ver uma "marioneta" de determinadas forças politicas que estão interessadas em atacar um determinado sector mundial do capitalismo, em benefício de outro que pode não ser menos explorador e nefasto. Seria bom estudar que interesses escondidos estão por detrás de Greta e dos seus seguidores, milhares de jovens. «Roubaram-lhe os sonhos», disse. Mas quem lhos roubou e que sonhos? De que está a falar, neste desabafo, Greta, de olhar triste, aos dezasseis anos de idade?»
Facebook, 24/9/2019

«Como é que aparece esta adolescente a representar a revolta dos mais jovens, quando nunca lhe interessou a dor, o sofrimento e a morte de milhões de crianças e jovens, vítimas do grande capital dos Trusts e cartels que dominam o mundo e que permitem uma sociedade da abundância e uma sociedade pobre, sem presente nem futuro?...
Facebook, 26/9/2019

«Mas porque razão, num mundo a carregar o peso de tanta injustiça social, em sectores da mais extrema pobreza material e cultural, só surge a revolta da juventude a levantar-se a propósito das alterações climáticas de que são responsáveis as revoluções industriais, iniciadas no séc. XVIII? Esses jovens adolescentes não têm conhecimento das injustiças gritantes de um capitalismo desenfreado a querer, sempre e ainda, aumentar os seus lucros com novos negócios a partir de outras fontes de energia? Terá alguma exequibilidade suspender esta civilização assente no "motor de explosão", só agora? Como suspendê-la ainda a tempo de evitar o inevitável? Como escrevia Carl Sagan em «Biliões de Biliões» (Gradiva, 1998), publicado há mais de 20 anos, já não vamos a tempo de parar o tempo. O mal que está feito é irreversível, a não ser que voltemos à Pré-Historia. Essa talvez fosse mesmo a melhor solução para as crianças, os adolescentes e os jovens, como a Greta Thunberg».
Facebook 25/9/2019

«A toda essa falsa ideologia do Império Global foi-se acrescentando lentamente, de um modo quase imperceptível, a perda da capacidade de imaginar e de inventar e de descobrir novos caminhos, ou sequer de encontrar outros meios para alcançar a felicidade, sem máscaras feitas de muitas simulações» (Excerto de Teresa Ferrer Passos, Planeta Joyce 8 (narrativa ficcional), Harmonia do Mundo, 2007)
Facebook, 28/9/2019

Teresa Ferrer Passos

***




Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário