domingo, 2 de junho de 2019

Um Papa herético?

O Papa Francisco em Fátima em 2017
(1º centenário das Aparições de Maria Santíssima)

Será o Papa Francisco, um Papa herético?

«Dezanove padres e académicos católicos persuadiram, através de uma carta publicada no site LifeSiteNews, os bispos a denunciarem o Papa Francisco como sendo um herege.
Um dos padres revelou que este é o último recurso tomado por eles “para dar resposta aos danos causados pelas palavras e ações do Papa”, que nos últimos anos “deram origem a uma das piores crises da história da Igreja Católica”.»
"Notícias Internacionais" in jornal «O Sol» (1/5/2019)


Refletindo sobre a questão:

1. É herético em algumas das suas tomadas de posição, ou, por omissão, em ausência de tomadas de posição? Um exemplo deste último caso será a actual Exortação Apostólica pós-sinodal "Cristo Vive", aos jovens, em que, como refere Albino Brás, Director da revista "Fátima Missionária" (Maio de 2019), o Papa Francisco "ignorou temas como as questões de género, aspetos da sexualidade dos jovens que os preocupam".
2. O Papa Francisco ao ignorar um tema como as questões de género ou da sexualidade, na ordem do dia, pode sujeitar-se a ser considerado herético por vastos sectores sacerdotais e do laicado. No entanto, consideramos que os factores em causa não são suficientemente fortes, para se poder concluir que o seja. Muitas vezes o que parece ser verdade, não o é. Não se deve julgar apressadamente. A pessoa não é uma parte, mas um todo. No todo, o Papa Francisco tem dado testemunhos que o tornaram já, um excelente seguidor de Pedro.

Teresa Ferrer Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário