quarta-feira, 29 de maio de 2019

Excessos sobre o cientista Albert Einstein?

«Einstein para ali, Einstein para lá, mas cá estou outra vez porque não há meio de escapar ao seu poder gravitacional. Faz hoje, 29 de Maio de 2019, cem anos exactos (não relativos...) da prova experimental de que a Teoria da Relatividade Geral está correcta. 
...
Hoje é fácil de aceitar, mas recordo a minha boca aberta quando, ao fazer pesquisa sobre os anos 30 em Portugal, ter lido nos arquivos do “Diário de Notícias”, em poeirenta página, um artigo escrito pelo Almirante Gago Coutinho em que este comprovava cientificamente que Einstein só dizia “disparates”. Assim mesmo. O nosso navegador do Atlântico Sul, o excelente inventor do novo sextante de orientação aérea, o geógrafo de Angola e São Tomé, dedicou parte da vida a desmentir a Relatividade.»
...
Rui Cardoso Martins in "O fio da meada", Antena 1 e Facebook (29/5/2019)


* * *


«Aplaudo a ousadia de Gago Coutinho, embora eu não vá ao ponto de afirmar que Einstein "só disse disparates". Einstein tem descobertas maravilhosas e, em particular, a sua Teoria da Relatividade Restrita é a minha principal fonte de inspiração. A minha heresia (e reconheço que não é nada pequena) "limita-se" a pôr reticências àquela que é considerada a sua obra prima, a Teoria da Relatividade Geral.

Por arrasto, contesto quase tudo o que ele fez a partir daí, ou seja, todas as tentativas de criar a célebre "Teoria do Campo Unificado", e de, com ela, provar o caráter ilusório do indeterminismo e da não-localidade da Física Quântica, propriedades que encaro como perfeitamente reais. Mas aqui já não há nada de herético da minha parte, estando eu em perfeita consonância com uma larguíssima maioria da comunidade científica dos nossos dias.»

Fernando Henrique de Passos (Coment in Facebook, 30/5/2019)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário