terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Diálogo inter-religioso e o exemplo de S. Francisco de Assis

Papa aos líderes religiosos:
«Vamos construir juntos o futuro ou não haverá futuro»
A viagem do Papa Francisco, aos Emirados Árabes Unidos, tem lugar no oitavo centenário (1219-2019) do encontro histórico de Francisco de Assis com o sultão Malik al-Kamil.
As orientações do Santo de Assis, ditadas em 1219, tornam-se, hoje, as atitudes que animam o diálogo, a fraternidade e a paz entre os povos».
in «Mensageiro de Santo António» (4 / 2 / 2019)

Na senda de São Francisco de Assis, Francisco, o Papa do diálogo. Apesar de ter vencido os cruzados, o sultão do Egito, Malik al-Kamil, ofereceu-lhes Jerusalém. Em seguida, Francisco de Assis tentou a sua conversão, na sua viagem ao Egito.

A viagem de Francisco de Assis ao Egito, verificou-se na Quinta Cruzada (1219-1220). A principal fonte é São Boaventura. «Em 1221, no primeiro rascunho da Regra da Ordem, Francisco recomendou aos frades para que fossem entre os muçulmanos "em busca do martírio", escolhendo entre "dar um testemunho submisso de sua fé" ou "fazer uma pregação pública"». À brandura de Kamil para com os vencidos, não foi estranho o modo pacífico como foi recebido o santo que procurou a conversão, não alcançada, do sultão vencedor.

4/2/2019

São Francisco de Assis, esse homem verdadeiramente novo, a viver, na realidade, o que muitos dos seus continuadores rejeitaram ou esqueceram.
Teresa Ferrer Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário