quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Poema «Nova Fala de...»

William Shakespeare (1564-1616)
  
Nova Fala de Shakespeare enquanto Criança


com todas as veras, à Prof. Doutora Maria Leonor Machado de Sousa
de todo o coração, à Doutora Maria Teresa Maia Carrilho  

(invoco, para a Musa minha, o 6 de Copas Arcano)

   
«Ser génio quer dizer reproduzir-se igual a si próprio.»
   
                                                                       José de Almada Negreiros


A Beleza eu idolatro,
Dela eu sou aficionado,
Na Beleza nos adamos,
Mas no auto, e no teatro,
Baralha as cartas o Fado
E somos nós que as jogamos.

Por enquanto sou donzel,
Numa noite de Verão
E idealista no idílio,
Será grande o meu papel,
É meu aparte, e oração,
Ovídio, Plauto e Virgílio.

O meu verso é Tasso e terso,
Minha endecha, o albatroz,
O meu trigo, o entremez,
Pois no palco do Universo,
Será grada a minha voz,
Será grande a minha vez.

Nossa trama é tal e qual
Como os loucos ao luar,
Como a lis e como o lai,
Que eu sou livre e liberal,
Eu não quero laborar
No açougue de meu Pai.

E se em salmo, apologeta,
Eu só quero ser Poeta,
Serei meigo e o mistério,
Serei sal e o saltério,
Contra o mal e o medonho,
Numa representação,
Será tudo como o sonho
Duma Noite-São João………..

                                          Que Luz, 23/ 07/ 2018

Sociedade de Estudos de Filosofia e Literatura Comparadas

Ad Augusta per Angusta*

                                Paulo Jorge Brito e Abreu

* Nota da Redacção: Não se chega ao triunfo sem obstáculos a vencer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário