sábado, 9 de junho de 2018

Não façam aos outros o que não querem que vos façam



«Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. Dai e ser-vos-à dado».

«A medida que usardes com os outros será usada convosco» (Lc 6, 36-38)»

Papa Francisco, Exortação Apostólica «Gaudate et Exsultate», Abril de 2018, Ponto 81.


****



A chuva encobre as nossas lágrimas de modo tão subtil, que até parece um sorriso.
31/5/2018
Teresa Ferrer Passos

****


Portugal foi o 1º país a abolir a pena de morte para crimes civis no ano de 1867. Atualmente, a pena de morte é um ato proibido e ilegal segundo o Artigo 24.º alínea 2 da Constituição Portuguesa.

Como explicar que seja agora esse mesmo estado a fazer uma Lei que declara a legalidade jurídica da solicitação da "pena" de morte para si próprio por um doente, mesmo com doença incurável?
29/5/2018
Teresa Ferrer Passos
****


«Logo a seguir, o computador oferece-lhe imagens novas. Olha, olha e procura na expansão do olhar os seus olhos. Estão vidrados de lágrimas. E, no silêncio tranquilo daquele sonho, todo feito de real, descobre formas nunca vistas. A dilatação das pupilas projecta-se. Abarca com os olhos até aos limites da forma amendoada do seu corpo flácido transformado numa gelatina fina. Das órbitas incendiadas de febre soltam-se búzios, espreguiçando-se dentro de um peixe-agulha; e da sombra das suas mãos rompe toda uma revolta de mar a quem roubaram as conchas, os corais, as algas com centenas de metros e os cavalos-marinhos gigantes.»

Teresa Ferrer Passos, «Um cientista e uma folha de papel em branco», Chiado, 2015, pág. 100.

25/5/2018



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário