terça-feira, 10 de abril de 2018

1ª Centenário da Batalha de La Lys na 1ª Guerra Mundial (1914-1918)

Recortámos um testemunho do capitão Vicente Silva (Batalhão de Infantaria 9 de Viana do Castelo), combatente na Batalha de La Lys, travada em 9 de Abril de 1918:
«Segundo o plano estratégico, os alemães ocuparam toda a frente que vai de Ypres, na Bélgica, flanco direito das tropas atacantes, até La Bassée, numa extensão aproximadamente de 40 quilómetros. A batalha desenvolveu-se, pois, nos dois flancos do rio Lys (...) Quaisquer que fossem as tropas que guarnecessem o sector português, o resultado seria o mesmo. Seriam quatro horas da manhã. (...) Tinha chegado o dia da tão receada ofensiva alemã. (...)». O Capitão Vicente Silva, tendo sido feito prisioneiro, escrevia, mais adiante: «(...) O que tem sido o meu estado físico e moral desde 1918 até ao momento actual (1940) ninguém o pode compreender (...) No desespero da minha doença, muitas vezes lamentei não ter ficado para sempre sepultado nas ridentes planícies da Flandres...»
Capitão Vicente José da Silva, A Guerra de 14 - Memórias de um Combatente, 1991, pp.72-73 e 77-78.


Na fotografia, vemos um grupo de oficiais de Viana do Castelo no campo de prisioneiros de Bresen. O capitão Vicente está na 2ª fila, sendo o 5º a contar da esquerda.




Comentários deste post no Facebook:

O capitão Vicente José da Silva (1886-1966) é avô paterno de Fernando Henrique de Passos (Silva) e pai de Fernando de Paços (Passos Silva).
Teresa Ferrer Passos

O meu avô paterno era de um temperamento artístico e espiritual e um amante da paz. A sua passagem pela guerra de 1914-1918 provocou-lhe traumas profundos que arruinaram o resto da sua vida. A ruína não foi total, no entanto, pois teve um casamento muito feliz.

A ciência genética diz que os carateres adquiridos não se transmitem, mas eu ainda sinto sombras do meu avô a agitarem-se dentro de mim.

O meu avô materno era o oposto: só se sentia bem na guerra. Quando rebentou a Guerra Civil Espanhola, queria oferecer-se como voluntário mas a saúde não lho permitiu.

É engraçado como nos tornamos uma mistura de todas estas pessoas que nos antecederam. Ter consciência disso pode ajudar a combater excessos de individualismo.


Fernando Henrique de Passos
 (neto do Capitão Vicente José da Silva, feito prisioneiro na batalha de La Lys, em 9 de Abril de 1918)




Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário