sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Cristo, ou a Verdadeira Filosofia a oferecer o saber supremo

Capelinha na Madeira

«O cristianismo não é uma filosofia, não é adesão a uma doutrina, mas é ENCONTRO com uma Pessoa.»
Padre Darci Vilarinho in Facebook, postado por Fernando Henrique de Passos em 30/8/2017

Comentários postados no Facebook
ou
Um Pequeno Diálogo:

«Para quê a filosofia? Para quê a teologia? Para quê a ciência? Quem é que nos manda pensar? Quem é que nos manda fazer perguntas atrás de perguntas, como CRIANÇAS? (Mas não era Jesus que gostava tanto de crianças?)»
F.H.P.

«O cristianismo possui a Verdadeira Filosofia, a que nos foi oferecida por Jesus, o Deus sábio que encarnou, se fez homem, para nos indicar o Caminho, a Verdade e a Vida!»
T.F.P.

«Sim, Teresa, tu que conheces melhor do que ninguém todas as minhas interrogações, sabes também como acima delas se ergue a minha vontade de acreditar em Jesus Cristo. Mas por vezes sinto-me cansado desta cruzada do Papa Francisco e dos seus seguidores contra o PENSAMENTO, embora me sinta cada vez mais inclinado a PENSAR (*) que eles têm razão, que o pensamento é obra do Diabo, e que o segredo da salvação consiste em desligar o pensamento e seguir apenas o coração. (*) - Curioso: terá de ser o pensamento a decretar a sua própria aniquilação?»
F.H.P.

«Há muitos pensamentos que são na verdade obra do diabo, ou dos seres diabólicos, que o representam simbolicamente (o diabo é um símbolo do mal que cresce no mundo a olhos vistos). Porém, há os pensamentos que pertencem à esfera do bem e que surgem quando menos se espera e, quantas vezes de quem menos se espera. Em suma, o pensamento é um instrumento precioso para distinguir o bem do mal, para usar da responsabilidade da acção, antes de tudo. De facto o Papa Francisco tanto quer simplificar a mensagem cristã que pode acabar por lhe retirar o que ele sempre usou nos seus comportamentos, o pensamento.»
T.F.P.

Tens toda a razão, Teresa! A tua certeza de que o pensamento pode ser utilizado para o bem ou utilizado para o mal é muito mais correta do que a minha hesitação entre o pensamento "ser bom" ou "ser mau".
F.H.P.

Comentários datados de 30 de Agosto de 2017









Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário