domingo, 24 de setembro de 2017

O Cardeal Gerhard Müller e o Papa Francisco

Papa Bento XVI e o Cardeal Gerhard Muller (2013)

«O Papa Francisco tem uma espiritualidade que lhe vem dos Jesuítas, enquanto a do Papa Bento XVI lhe chega mais de Santo Agostinho, São Boaventura e da tradição da teologia existencial. Seguramente que a realidade do Papa Francisco, vindo de um contexto latino-americano, é muito diferente da história e da cultura europeias. No entanto, somos a mesma Igreja e a Fé não divide as pessoas. É a base da unidade».

      Estas palavras foram proferidas pelo Cardeal Gerhard Müller, em entrevista ao Observador (antes da vinda do Papa Francisco a Fátima, em Maio de 2017). Em Julho de 2017, seria afastado do cargo de Perfeito para a Doutrina da Fé (cargo que ocupava, desde 2o12, por nomeação de Bento XVI). Apesar de o Papa Francisco lhe poder renovar  o mandato, fê-lo substituir pelo Jesuíta espanhol Luis Ladaria.

A questão dos católicos divorciados que querem casar novamente era um dos pontos em que não havia concordância entre Gerhard Müller e o Papa Francisco. Na mesma entrevista, o Cardeal Gerhard Müller, acentuava que «o sacramento do matrimónio é indissolúvel por vontade de Deus. Ninguém pode mudar isso». Esta divergência levou o atual Pontífice a substituí-lo.
24/9/2017
T.F.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário