quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A cartografia da verdade

Esquerda ou Direita? - A Verdade não pode caber apenas em metade da realidade.


Agora que se formam barricadas, deixem-me falar da terra de ninguém. De um e de outro lado as vozes são tão certas que quem as ouve, de um e de outro lado, só pode por seu lado ter uma só certeza: de lado algum se ouve a inteireza plena da verdade.

É como se a verdade fosse uma superfície curva – pensemos por exemplo no globo terrestre – e cada qual procurasse representar os pormenores dessa superfície curva em cima de uma folha de papel. (E não há nada menos curvo do que a planura de uma folha de papel.)

Se apenas quisermos representar na folha de papel uma porção muito pequena do globo terrestre, então podemos fazê-lo, e fá-lo-emos apenas com impercetíveis desvios em relação à realidade. Mas quanto maior for a área do globo terrestre que pretendermos abarcar, então tanto maiores serão as incorreções do nosso mapa plano.

É o que acontece aos que estão nas barricadas. E quem está entre ambos, apenas pode adivinhar a forma da verdade juntando pequenas porções – de um e de outro lado − de tudo aquilo que lhe vai chegando aos ouvidos.

11/11/2015

Fernando Henrique de Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário