quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Uma Europa de valores cristãos apagados...



Os valores cristãos já não são os valores com que a maioria dos europeus vive. Os valores cristãos divulgados, em primeiro lugar, pelos Evangelhos, têm sido, e continuam a ser, vilipendiados por um oportunismo desenfreado de gerações em que só o hedonismo, até ao hedonismo abjecto, fala alto e é aplaudido, como se não houvesse mais nada pelo qual valesse a pena lutar e a que valesse a pena aderir.

Daí, as manifestações reticentes, as posições equívocas, as tomadas de posição obstrutivas, os medos cobardes, os silêncios inesperados, da sociedade e de muitos políticos europeus, perante as vagas de fugitivos aos horrores de guerras no Norte de África e no Próximo Oriente.

Não serão estes milhares de fugitivos que nos estão a alertar, agora, para o falso mundo humano em que caímos e em que continuamos caídos? Um mundo humano em que falta, pelo menos, uma virtude capital, a Fraternidade com o pobre desconhecido que nos procura. Esse, que está despojado de todo o bem-estar material pelo qual os europeus continuam a respirar...

2 de Setembro de 2015
                                                                                     Teresa Ferrer Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário