segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A lógica das coisas (carta aberta ao Professor Marcelo Rebelo de Sousa)

“A dívida subiu pela lógica das coisas”
(Professor Marcelo Rebelo de Sousa na TVI, em 26/10/2014)


Caro Professor Marcelo Rebelo de Sousa

Eu e o Professor sabemos que a “lógica das coisas” a que se refere é simplesmente o facto VARIAÇÃO DA DÍVIDA = DÉFICE, mas mais de metade dos portugueses que ontem o ouviram não sabem isso.

Dada a iliteracia matemática do nosso povo, propunha-lhe que explicássemos este facto aos cidadãos de uma forma mais corriqueira, que até um atrasado mental perceberá: QUEM GASTA MAIS DO QUE RECEBE TEM DE PEDIR EMPRESTADA A DIFERENÇA.

Há três anos que os políticos da oposição e alguns comentadores dizem (os primeiros) ou dão a entender (os segundos) que o Governo é o responsável pelo aumento permanente da dívida. Não me surpreende que a oposição o faça, porque há muitos políticos, em todos os partidos, que parecem julgar que mentir faz parte das suas atribuições profissionais. Surpreende-me, sim, que alguém como o Professor Marcelo Rebelo de Sousa colabore nesta farsa. (Sei muito bem que formalmente o Professor Marcelo Rebelo de Sousa não mentiu. Mas isso não muda nada.)

Com os melhores cumprimentos,

Fernando Passos


P.S. Não tenho qualquer simpatia especial por qualquer partido, do governo ou da oposição. Esta mensagem, como outras que lhe tenho enviado, é motivada apenas pela irritação que me provocam certos atropelos à lógica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário