quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, como passageira da TAP, alvo de escarnecimento no Facebook:


Uma imagem representativa de uma entidade que respeitamos, amamos, veneramos, não deve ser tratada como um objecto material, sem valor simbólico. Não fazia sentido colocar Maria, Mãe de Jesus Cristo, no porão do avião, como pareceu defender-se no Facebook.

O escárnio que se desenvolveu neste prestigiado meio de comunicação internético - devido a ser considerada uma honra a colocação da imagem de Maria num lugar ocupado por qualquer viajante - denota a grande falta de sensibilidade humana pelos sentimentos dos outros. As pessoas vivem centradas sobre si mesmas, ignoram ou escamoteiam os sentimentos alheios, ofendem os que têm fé só porque eles não têm fé.

Toda a imagem (escultura, pintura, retrato, etc) que representa uma ideia, um sentimento, uma comunhão, deve ser respeitada como algo de sagrado. É que possui uma dimensão maior do que o simples objecto. Por maioria de razão, Nossa Senhora de Fátima até nada de especial recebeu, ao ter sido colocada no lugar de um desconhecido passageiro da TAP...


 16/10/2013

                                                              Teresa Ferrer Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário