quarta-feira, 13 de junho de 2012

Frente a uma imagem de Santo António






Nasci no dia do Irmão António, a recolher-se jovem ao deserto das vertigens da África mediterrânica. Ao lado da dor da saudade pátria, a panaceia da sua santa idade a vazar-se ali e a ser futuro na Itália, sem retorno. 

Nasci no dia do Santo António de Lisboa, como ele. Nesse dia em que, lembrei-me, minha mãe “celebrava o dia dos meus anos”. Nasci. E achei tudo o que a cercava bizarro. Procurei sair de imediato. Mas vi os seus olhos sedentos de mim. Tentei sorrir. Não fui capaz. Mirei-a. Com as lágrimas em torrente, meus olhos, mal abertos, viram as suas faces começarem a entristecer. Olhou o Santo, na paz da mesa de vinhático em frente ao berço. Orou, olhando-o. Fez um sinal enigmático sobre as minhas lágrimas. 

Precisamente, naquele “dia em que celebrava o dia dos meus anos”, com o espanto a brotar do meu corpo tão pequeno, esbocei, com esforço, um sorriso só para ela. Ninguém o viu. Nem mesmo minha mãe ou só o Santo? 




13 de Junho de 2012 (124 anos depois do nascimento de Fernando Pessoa) 

Teresa Ferrer Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário